Pular para o conteúdo principal

O cotovelo do Milo


Para que você compreenda este texto, Milo é um nome fictício que estou dando para um filósofo que se diz de esquerda, mas que certamente não é de esquerda, e que tem um canal no you tube. Alguns de seus seguidores o comparam ao Millôr Fernandes, com o objetivo de elogiar seus aforismos. Meu objetivo não é atacar o indivíduo, tampouco a esquerda, desejo apenas contrapor a postura de Milo. Tomo este cuidado porque tudo que motiva esta minha crônica e esta decisão tem relação com detalhes que no decorrer do texto tentarei elucidar com precisão.
De uns tempos pra cá, eu que sou de esquerda e sempre serei, andei acompanhando mais de perto alguns canais no you tube que abordam como temática a política, até por conta da quarentena. Confesso que prefiro ler ao invés de assistir vídeos, mas dei um voto de confiança porque vi muitas pessoas elogiando o Milo, fiquei curioso e fui pesquisar. Vi muitos de seus vídeos e embora seja possível perceber que o canal possui muitos seguidores e que o Milo tem mesmo muito conhecimento, também é inevitável dizer que me decepcionei e cancelei minha inscrição.
Bem, o Milo diz que seu objetivo é promover eleitores reflexivos. Entre tantas coisas ele desconsidera muitas necessidades de pautas vinculadas com minorias, por exemplo, e também costuma dar apelidos pejorativos a outros you tuber’s mais novos do que ele, mas que tem um número maior de seguidores e que dão ênfase em tais questões entre outras. Ele inclusive ironiza os demais dizendo que eles não têm profissão e que também não tem nenhuma publicação de respeito e que por isso fizeram um canal no you tube, ao contrário dele que é professor, escritor e colunista de calibre nacional.
Você pode estar se perguntando o que me motivou a escrever sobre isso? Bem, escrevo sobre tal assunto porque quando vejo uma pessoa erudita se deixando levar pelo ego e contribuindo para com todo tipo de postura desnecessária, fico pensando como explicar uma coisa dessas e não tenho resposta. Ao menos que seja erudita. E tentando ser o mais erudito possível tomei a decisão de chamá-lo de Milo.
Então, como o Milo mete os pés pelas mãos seguidamente, o mesmo fez um vídeo se defendendo e leu seus aforismos presentes em um de seus livros que foi publicado por uma grande editora. Entre tantas explicações estapafúrdias, estabeleceu relações entre o aforismo filosófico e o aforismo que os escritores de ficção fazem. Acho que nem preciso prosseguir, não é mesmo? Como é que a filosofia ou o debate político podem ser comparados com obras de ficção? Um livro de ficção pode ambientar questões filosóficas e políticas, mas não é na aula de literatura que se estuda filosofia ou mesmo ciência política. Tudo tem seu tempo e seu momento, seu dever.
Na minha visão, é este tipo de coisa que fode com a gente num todo e que tira da literatura tudo que se pode imaginar, mas que não precisa ser. Meu prisma é este, de que maneira vamos colocar na literatura de ficção a obrigação de educar? Obviamente que a literatura não deve incentivar ideologias destrutivas, mas se pode utilizar um personagem negativo dentro de um enredo para contextualizar uma mensagem de bom tom. Sendo bem objetivo, porque este texto já está longo demais, acho que um bom palavrão na hora certa pode compor uma grande obra de ficção, mas não acredito que um palavrão fora de oportunidade possa compor filosofia e política enquanto ciência.
Tenho a mais absoluta certeza de que é possível perceber o cuidado que tomei no momento de escrever esta crônica opinativa e que não é ficção. Fica clara minha intenção em discutir uma postura e não um indivíduo. Porém, é inevitável dizer algo mais. O Milo é uma velhota que vai na igreja e coloca veneno para passarinho. O Milo é ressentido, porque a molecada que aprendeu escrever com ele, queria honrá-lo e cometeu o pecado de escrever com todas as suas forças e chegou lá.

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh