Pular para o conteúdo principal

Dia do professor e um textão em bloco


É um dia de muito sol. De céu azul feito anil. Segunda-feira, 15 de outubro de 2018. Por certo, hoje sim, haveria de ser feriado. Afinal de contas, sem ele, não existiria partilha de conhecimento. Pois, foi um professor, quem nos ensinou a escrever. Foi ele, o professor, quem nos ensinou a ler. Foi o professor, quem nos ensinou a História. E mais, foi um professor, quem nos deu ideia de Biologia. Foi um professor, quem falou para cada um de nós, sobre os elementos químicos. Sim, foi um professor, quem passou ciência ao nosso médico, leitor. Pois é, foi um professor, quem repartiu o seu saber quanto à construção de um motor. Sim, foi um professor, quem nos instruiu, em todas as áreas possíveis, quando o assunto é conhecimento. E, hoje, é um dia para que este profissional, tão dedicado, receba felicitações e respeito. Mas, por qual razão temos um dia para festejar o ofício de ser professor? Porque uma categoria banalizada a todo instante, precisa de um dia para que todos se lembrem dela. Afinal, a nossa sociedade é um tanto relapsa. E uma sociedade relapsa, precisa de um dia para tudo. Precisamos de um dia para termos consciência negra. Precisamos de um dia para os mortos. Temos um dia do índio, também. E assim seguimos a vida, todo dia, precisando de um dia para que possamos nos lembrar de quem merece ser lembrado todo dia, o ser humano. Sim, temos dia para tudo. Não é mesmo? Pois muito bem. Hoje é o dia de aplaudirmos o professor, o qual xingamos por ter reprovado o nosso filho, porque ele não atingiu a média satisfatória no período de avaliação. Hoje é dia do professor, aquele que ouve os problemas dos seus alunos. Hoje, é dia do profissional que esparrama conhecimento e que não pode ter uma opinião, quando indagado sobre ela. Hoje é dia de nos lembrarmos do professor, que quando diz para que os alunos respeitem uns aos outros, é chamado de comunista, em tom pejorativo, claro. Hoje, é o dia para que todos possam falar o quanto amam este profissional, que quando pede aumento de salário, recebe pau da polícia porque alguém mandou baixar o braço, como já aconteceu tantas vezes. Hoje é dia do professor, aquele profissional que leciona em escolas sem janelas, sem portão, sem uma grande quantidade de livros na biblioteca. Sim, hoje é dia do professor que recebe o seu salário em parcelas; afinal, não se pode atrasar o salário do governador. Veja só você. Hoje é o dia do professor. Um dia para que o mesmo ganhe uma maçã. E amanhã, terça-feira, é outro dia. Um dia para festejar outrem. E, a partir da próxima meia-noite, tudo volta ao normal, e o professor já pode ser esquecido de novo e assim por diante, como tudo e todos, neste país.

Postagens mais visitadas deste blog

O contato

O serviço começou com o enterro do contato. Quem entregou o dinheiro nunca voltou para casa. E o atirador deu um cuspe em cima da terra que usou para cobrir o corpo. Quem pagou não falou com ele. E quem foi fichado em sua caderneta não sonhou de noite. Uma bala. A cabeça de um lado. E o corpo do outro. Como sempre!

Neurose de “soldado”

Em primeiro lugar, quando, você, diz que faz parte de uma organização paramilitar, está afirmando que compõem um grupo armado e que se reconhece em estado de guerra. É impossível fazer parte de um grupo paramilitar desarmado. Tampouco é possível negar que se olha como sendo um soldado em batalha. É uma questão de lógica. E se, você, estiver em guerra contra comunistas — e comunistas são apenas os que discordam das suas visões de mundo —, começa a evidenciar um distúrbio mental ainda mais sério.  Conforme a reportagem no portal Terra , os “300 do Brasil”, se designa um grupo paramilitar desarmado. Uma organização que admite ser influenciada pelo Olavo de Carvalho, alguém que acha que a Terra (Planeta) é plana. Este, eu, não sei se é só mentalmente perturbado, ele tem de ser algo mais e pior do que isso. Acho que perverso: é a melhor palavra. No mais, se, você, assume que está treinando pessoas para uma guerra de informação, então, você, assume publicamente que está desinformando...