Pular para o conteúdo principal

Um passeio a esmo

Enquanto andava eu nada desejava além de aproveitar o momento e captar o que acontecia ao meu redor. E quando cheguei à esquina vi dois motoristas buzinando e trocando gestos chulos como se disputassem um troféu. O cruzamento vazio e os dois ali perdendo tempo de vida com o que é simplesmente inútil arrancou-me um sorriso resignado e sincero. Atravessei a rua e pude ouvir uma cantada de pneus. Logo um deles passou a milhão enquanto trocava marchas arranhadas e solavancava o veículo por conta do mau uso da embreagem e aparente nervosismo. Olhei para trás e ainda consegui notar que o outro se afastava em sentido contrário e mantinha o braço para fora da janela e fazia um gesto que indicava a palavra “foda-se”.

Assim que inverti a direção do meu campo de visão achei um cão deitado ao pé de um muro enorme. Ele aproveitava a sombra e com a boca aberta deixava sua língua pendurada em seu maxilar inferior para aliviar o próprio calor. E quando me aproximei, ainda com um tanto de hesitação, percebi que estava calmo e aberto em relação a minha presença. Agachei-me e fiz um carinho em sua cabeça. Vi em seus olhos que gostou e parecia que sorria. O afaguei mais um tanto de tempo e me despedi falando que tinha de seguir meu caminho. E com uma série de dois latidos o danado mostrou-me que entendeu o que eu disse e ainda entregou-me um sonoro “até mais ver”.

Acendi um cigarro de palha e cruzei batido pela avenida. Continuei andando e observando as árvores, os terrenos baldios, as casas desmoronando, os muros pichados e o mormaço intenso que brotava da rua de paralelepípedos e subia em direção ao céu e aumentava o tanto de suor que tinha em minha testa. Peguei minha garrafa de água e tomei um bom gole. E ao tempo em que caminhava não sentia a menor vontade de parar, queria apenas seguir por entre ruas aleatórias e observar a vida enquanto vivia.

Passei mais de duas horas no mesmo passo. Lá pelas tantas me toquei de que estava fora do perímetro urbano. A estrada de terra era sinuosa e elegante como se fizesse um contorcionismo espetacular e lá na frente meus olhos localizavam uma árvore imensa. Fiquei vidrado e quando me dei conta estava diante de um ser majestoso. Abri minha mochila. Tirei uma canga lá de dentro e a estiquei sobre a grama. Sentei. Tomei mais um gole de água e peguei meu bloco de anotações. Eu me sentia bem. Então comecei a pensar sobre o caminho e tudo que vi e me convenci de que passear a esmo é uma arte que pertence às almas leves e despreocupadas.

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh