Pular para o conteúdo principal

“Meu filho, a gente precisa aprender antes de falar ou de mandar em qualquer coisa”

O título desta crônica é uma frase exaustivamente repetida pelo meu pai que tem a quarta-série e hoje em dia tem mais de 70 anos. Um homem que estudou pouco, mas que aprendeu a trabalhar desde os seus nove anos. Ele dizia isso quando a gente sentava para tomar um chimarrão bem cevado e conversar. E a gente sempre fazia isso depois do trabalho. Já tínhamos limpado o chiqueiro. Ordenhado as vacas. Tratado todos os animais do sítio. Já tínhamos lidado com a horta. E também já tínhamos terminado um roçado ou a reforma de algum alambrado que mantinha o gado dentro da nossa porteira. E tantas vezes falamos sobre isso depois de fazer a parede de um galpão. Depois de trocar o eixo de algum caminhão entre tantos outros trabalhos. E nesse tempo eu tinha não muito mais do que 10 anos de idade e me dividia entre o aprendizado com meu pai e meu avô caboclo, mas essa história com meu avô fica para outro momento. Meu pai me levava com ele para cima e para baixo e nunca me deixava longe do trabalho que ia fazer. Ele me dizia que queria que eu aprendesse a fazer o máximo de coisas possíveis para que eu não me apertasse na vida e pudesse me defender deste mundo louco. E depois de tudo isso, eu ainda tinha o turno da noite. Sim, de manhã eu ia para a escola, de tarde para o batente e de noite eu tinha de estudar e ler e não podia reprovar de ano. É importante dizer que aos 16 anos saí de minha casa para ganhar o mundo e estudar, sim, eu tinha passado no vestibular e me bandeava para Porto Alegre depois de ter sido aprovado em cinco universidades e podia escolher em qual delas eu ia estudar porque eu já tinha as minhas economias e podia me segurar por um tempo fingindo que me alimentava. Em tal época fui trabalhar de chapa em uma loja de material de construção e de noite estudava. Eu sabia que tinha de varrer o chão da carroceria do caminhão para fechar as tampas. Sabia que a areia tinha de ser descarregada com certa distância do caminhão para não quebrar as tampas e não atolar na areia. Eu sabia que tinha de ter perseverança e um dia ouvi um homem branco dizendo, o preto, o preto, enquanto se referia a minha pessoa, porque no entendimento dele quem descarregava caminhão era preto, e para quem ainda não sabe eu sou branco como leite. Guardando meus centavos e comendo polenta e polenta, um dia consegui comprar um quite de jardineiro e fui cortar a grama dos bacanas lá no Jardim Planalto que ficava na zona norte da capital gaúcha. Em seis meses na universidade eu ganhei uma bolsa por conta de minhas notas e a oportunidade de trabalhar na editora da universidade há mais de 20 anos. Sim, uma escalada fulminante, sem falsa modéstia, principalmente para quem nasceu no meio do mato e passou uma vida toda ouvindo palavras de desmerecimento que partiam de uma sociedade que não tem boa vontade para preparar pessoas para a vida e tampouco para a liderança. Escrevi tudo isso até aqui para dizer que Bolsonaro, o nosso presidente, é um representante desta ala que acha que quem descarrega caminhão é preto e que ser preto é desmerecimento assim como é desmerecimento trabalhar de chapa. Agora eu pergunto, o nosso presidente sabe alguma coisa? Ele sabe como pegar uma foice na mão? Ele sabe como fazer a parede de um galpão? Ele sabe bater a primeira marcha de um caminhão da Mercedes 1113 no tope do morro sem quebrar a ponta do eixo? Ele sabe fazer uma revisão ortográfica? Uma edição de obra? Afinal de contas, ele sabe fazer alguma coisa decente? Pelo que vi até agora ele não é nada do que diz ser. E todo tipo de defeito preconceituoso que o nosso presidente atribui aos outros é nada mais do que o seu reflexo e semelhança. Jair Bolsonaro, o representante legítimo do resultado do saque deste país e do saldo da escravidão é o exemplo que não se pode seguir e que nunca ouviu de seu pai que a gente precisa aprender antes de falar ou de mandar em qualquer coisa. Eu sou o fruto do aprendizado e da equidade. Eu sou o fruto da esquerda do Lula! Bolsonaro não. Ele não passa de um beneficiado que ganhou o direito de falar e de mandar sem ter nenhuma habilidade respeitável.

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh