Chamar atenção é a cultura do momento. Muita gente se perde enquanto tenta angariar popularidade. Antigamente, costumava escrever histórias em canais de comunicação em que o texto e a reflexão não eram a prioridade. Levei um certo tempo para alcançar que estava deslocado e aceitar que frequentava o espaço errado. E durante muitos dias de minha vida fiquei sem entender algumas reações em minha volta. Embora formado em comunicação social sempre achei que os textos e os contextos eram autoexplicativos. Porém, me enganei. E quando me dei conta disso comecei a pensar em todos os dados que tinha enquanto editor de livros. Lá pelas tantas tive de dar o braço a torcer e entendi que não temos 5% de pessoas capazes de identificar o que é ficção e o que é realidade. Claro que um país que lê tão pouco não está preparado para debater e entender muita coisa. Contudo, a partir do momento em que parti para publicações manuais e passei a veicular minhas obras no meu tapetão de andarilho tudo mudou. Fiquei pensando sobre os dados e a internet. Cheguei ao entendimento de que necessitava. E lembrei de um professor que tive e que um dia disse durante uma aula de marketing: “não tentem vender um guarda-chuva em dia de sol através do bom senso, porque a maioria não tem capacidade para estabelecer uma relação entre os fatos”. Enfim, aceitei o consenso da maioria: “quem quiser que me acompanhe”, um jargão tão comum que não se pode compreendê-lo sem se lamentar e procurar um novo caminho. Acho que a busca por popularidade levou muitos a montarem a própria house. Um projeto tão comum que se parece com alguém brincando de roleta-russa e que não sente vontade de morrer — com o perdão da metáfora. E talvez seja por isso que exista tão poucos tapetes pelas ruas. Creio que a liberdade e o conhecimento assusta mais gente do que a servidão. Não é por nada que oferecer uma arena era mais importante do que pão na visão dos romanos.
O artista que expõe seu trampo na rua tem um retorno enorme. Nos últimos 90 dias fiz um estudo no qual comparei a resposta que tive empregando esforço na internet com o que consegui expondo nas praças. A ideia de fazer tal pesquisa surgiu a partir de um papo com colegas e amigos – um debate muito antigo, recorrente e maçante. Inclusive, me comprometi de apresentar dados e tenho fotos para comprovar minhas constatações. Então, esta semana, cheguei ao veredito. E é claro que o retorno da rua superou o que fora realizado através de postagens. Principalmente quando se compara a medida de esforço para realizar cada um deles em relação ao engajamento, palavra da moda. E, conforme combinado, ontem, concretizei minha despedida on-line. Este era o trato. Se a internet superasse a rua, assumi o compromisso de cessar com o mangueio e vice-versa. É importante registrar, que me propus a realizar tal trabalho porque queria saber outro dado: qual é a disposição do artista para sair a campo com se