O calor e o som da lenha em brasa
tomam conta de tudo. Sobre a mesa um livro de mitologia para ser lido ao final
do dia. No peito uma sensação terna e equilibrada. Os tímidos raios de sol presentes
neste dia tão outonal deixam um quadro bonito para além da vidraça de minha
janela e alegram meu âmago. Um punhado de feijão para a refeição seguinte e um
caderno recheado de muitas lições anotadas enchem meus olhos. Por entre meus
dedos um cigarro de palha e uma xícara de café bem quente enquanto sinal de
sorte e esperança abraça meu instante de contemplação. Acomodo o cobertor sobre
minhas pernas e respiro fundo ao momento em que sinto meu corpo totalmente relaxado
e vejo-me agraciado pelo conforto da lã e o abrigo da rocha. O astral que me
rodeia assemelha-se a luz de uma vela acesa por um anjo e percebo que a
satisfação é algo imensurável e de responsabilidade individual. A sensação divinal
que me envolve clareia minha mente e limpa minha alma. Estou vivo e feliz. E sinto-me
como uma formiga experiente que cumpriu seu papel durante o verão e que agora desfruta
da espera pelo inverno sem nenhuma pressa ou aflição.
O artista que expõe seu trampo na rua tem um retorno enorme. Nos últimos 90 dias fiz um estudo no qual comparei a resposta que tive empregando esforço na internet com o que consegui expondo nas praças. A ideia de fazer tal pesquisa surgiu a partir de um papo com colegas e amigos – um debate muito antigo, recorrente e maçante. Inclusive, me comprometi de apresentar dados e tenho fotos para comprovar minhas constatações. Então, esta semana, cheguei ao veredito. E é claro que o retorno da rua superou o que fora realizado através de postagens. Principalmente quando se compara a medida de esforço para realizar cada um deles em relação ao engajamento, palavra da moda. E, conforme combinado, ontem, concretizei minha despedida on-line. Este era o trato. Se a internet superasse a rua, assumi o compromisso de cessar com o mangueio e vice-versa. É importante registrar, que me propus a realizar tal trabalho porque queria saber outro dado: qual é a disposição do artista para sair a campo com se