Pular para o conteúdo principal

Pensando e refletindo

Eu tenho a impressão de que o único caminho é viver isolado. Isso pode parecer um tanto triste. Em certa instância deve ser. Porém, o que identificamos como sendo triste precisa ser transformado em algo melhor. É necessário trilhar outro caminho. E fazer tudo diferente. Inverter o ângulo das coisas. Falando do coletivo, não temos o menor senso de coletividade. Não ligamos para os demais. Somos uma sociedade que se relaciona através de interesses. Ok. O mundo é de trocas. Só que precisamos de muito mais. Temos de dividir a vida com empatia. Criamos fábricas para tudo. Nos tornamos consumistas. Levianos com a natureza. As pessoas estão morrendo de Covid-19 e a esmagadora maioria não age como quem se importa. Não ficamos em casa e tiramos fotos em aglomerações o tempo todo. Que saco! E mais uma vez, vou desenhar a frase: sim, todo mundo tem de trabalhar e todo mundo pode pedir a pizza pela tele-entrega. Enquanto sociedade, desenvolvemos ojeriza em relação aos sistemas socialista e comunista. Eu pergunto, o capitalismo deu certo? Acho que vivemos um tempo em que precisamos de outro sistema para que possamos nos organizar com mais eficiência. Creio que carecemos do humanismo. E caso não possamos desenvolver uma era humanista devemos seguir no sentido do isolamento e do hermetismo.  A tecnologia que sempre ajudou o homem tornou-se um inimigo. Sim. Inventamos algo chamado Inteligência Artificial. Um bagulho irritante. E que age como um feitor. Uma espécie de moderador que está acima do usuário e que usa o seu poder com tirania para mostrar quem é que dá as cartas. Temos telefones enormes que não cabem mais em nossos bolsos com ícones minúsculos praticamente sobrepostos uns aos outros. Estamos em uma situação incomunicável. E se você cair na conversa de que vai usar um aplicativo para gerar ganho de tempo e poder condensar todos os seus canais de comunicação no mesmo lugar: você vai automaticamente perceber que o resultado não é o esperado. Nada é de graça, alguém pode dizer. E o que é funcional atualmente? E principalmente, por que Mark Zuckerberg monopolizou tudo? Ao que me parece, não importa o que se faça, alugamos o mundo para o azulzinho e ninguém mais pode escolher. Enfim, acho que já escrevi bastante. Minha intenção era fazer uma crônica bem menor do que esta. E espero que minha reflexão não soe amarga ou triste. Afinal de contas, acho que podemos transformar este texto em algo melhor.

Postagens mais visitadas deste blog

Acordo todo dia no mesmo mundo cão

Saio para levar o lixo até o contêiner. O tempo está carregado e vem mais chuva e mais desgraça e isso está me atormentando. Tem um vento frio que se parece com o que sopra no inverno. Alguns pássaros cantam ao tempo em que motoristas afoitos buzinam e gesticulam uns para os outros sempre que dois ou três carros se encontram em uma esquina. Logo vejo dois cães que me cercam e começam a latir. São os mesmos de todos os dias. Agora, manter os próprios cachorros na rua como se estivessem em área privada é o novo normal. Aliás, não aguento mais essa teoria de o novo normal para tudo, como se o mundo houvesse virado de cabeça para baixo. Em pouco tempo escuto rosnadas, olho firme para um deles e digo em alto e bom som: se tu te bobear vou ter de te chamar na pedra. O cão pressente que existe algo de diabólico comigo e hesita. Largo o lixo para dentro do contêiner e em dois segundos tenho quatro pedras em minhas mãos. O canino, incrédulo, ainda me olha e eu olho para ele. Lá pelas tantas v...
"Se não mudamos as nossas atitudes não podemos mudar o que acontece."

A arte me parece um jeito de resistir ao lado do conhecimento

Ler como quem procura janelas abertas para arejar o ambiente mental e físico. Creio que a filosofia da busca pelo equilíbrio enobrece as anotações. Vejo as plantas crescendo. A madeira sendo coberta pelo traço do pirógrafo e a tinta. A lenha queima na lareira ao tempo em que a rocha torna-se um baluarte encantador e próspero. É como se o segredo pudesse preservar o futuro e o sossego.