Pular para o conteúdo principal

O seu Nique é um grande amigo



Sempre que o vejo tenho a oportunidade de aprender. Hoje, bem cedo, conversamos a uma boa distância por conta da pandemia. Havia um espaço de uns 3m entre a gente e duas máscaras em nossos rostos. Embora tenha recebido a primeira dose da vacina e o amigo esteja imunizado ainda seguimos as medidas apontadas pela OMS. E o que me chamou atenção no encontro de hoje foi que falamos a respeito do silêncio. Seu Nique me contava que a maioria dos intelectualizados falam pouco, pensam muito, leem mais ainda e anotam tudo, mas raramente expõem suas reflexões em todo e qualquer lugar.

Com seu jeito meigo e sereno seu Nique me esclareceu dizendo que o conhecimento ou mesmo a troca de ideias são algo que os interessados buscam e que ficar semeando qualquer um destes dois ao sabor do vento pode trazer aborrecimentos. Ele, também, enfatizou que um ambiente hermético é sempre muito mais interessante para um momento de sabedoria e civilidade. Um dos argumentos que usou para sustentar suas colocações foi o distanciamento que temos da leitura e outro foi que na visão dele estamos perdendo a capacidade de interpretar a palavra escrita justamente porque não temos o hábito de ler.

Concordei com ele e já escrevi muito sobre o assunto. E como bem disse o seu Nique, podemos escolher. Em nossa conversa ficou explicito que a escrita, em tais condições, acaba perdendo seu caráter literário. Afinal de contas, a literatura é algo muito mais substancial. A literatura também é um trabalho. Segundo ele, quem define quando e em que meio vai publicar sua arte e suas ideias é o autor. De acordo com seu raciocínio, o criador em muitos momentos banaliza a própria arte porque se deixa levar pela emoção da criação e no impulso compartilha seu conteúdo em meios e situações desfavoráveis.

Este erro eu já cometi muitas vezes. E tenho de ter a humildade de reconhecer que levei 40 anos para aprender. Vivo um tempo de aprendizado, em que o autocuidado ganhou espaço em minha vida e o silêncio foi ressignificado. Em parte, devo isso ao seu Nique. Há tempos que conversamos a respeito disso. E tenho de dizer que foi dele a ideia de transformar nosso encontro e nossa conversa em literatura. Brincou comigo dizendo que era a chance de celebrar nossa amizade e nossa capacidade de debate civilizado.

Também quero dizer que o seu Nique é um dos responsáveis pelo meu interesse em alquimia. Sempre ouvi de sua boca que os conhecimentos são complementares, como se tudo fosse unido através de um cordão de algodão que conecta um saber ao outro e fornece um conceito maior e amável a respeito de tudo depois de uma boa dose de afinco. Tenho de dizer que meu empenho na alquimia despertou em meu âmago uma vontade de mudar a vida que levava. Eu não me sentia feliz. Era como se nessa época o meu âmago houvesse sido invadido por um vazio enorme. Sentia que a arte não tinha valor para a maioria das pessoas e que tudo se baseava em status e exposição.

Atualmente, escrevo bastante sobre alquimia e coloco muito do meu cotidiano em meus textos. Contudo, o real e o imaginário são como dois anéis de corrente que precisam se unir para a compilação de uma boa história em meu modo de ver e isso me parece indivisível e atemporal a qualquer um que se arrisque a escrever. Sendo honesto, sempre acreditei que a literatura precisa nutrir no leitor um tom de crônica. Acho que a arte se molda aos sentimentos de quem a absorve e o que vive em meu âmago não é exatamente o que ressoa em quem lê. Parafraseando Bukowski: o autor não deve nada ao leitor porque já ofereceu a ele a sua alma no texto que escreveu.

Creio que o silêncio enquanto objeto de avaliação complementa nossa vida. O seu Nique sempre me diz que para fazer uma boa literatura é necessário ouvir o âmago e tampar a boca e os ouvidos em um primeiro momento e só depois é que o todo precisa ser considerado para que a nossa avaliação seja fundamentada como alternativa para que o leitor se acomode dentro da obra e escolha qual papel o representa assertivamente. Acho que a magia de ler reside aqui: escolher entre o homem de bem e o personagem e viver a história como nos agrada. Confesso que o estilo apimentado dos beats e dos malditos fizeram minha cabeça. Lembro que ainda no início de minha juventude fui sequestrado pelo hábito de ler, pensar e escrever. Em tal época eu tinha uma criação de codornas e escrevia em qualquer instante que pudesse. Eu me sentia livre. Era essa liberdade e esta paz interior que senti a necessidade de resgatar. E compreendi isso, quando me aprofundei na alquimia.

A ideia de colocar um minhocário e desenvolver um trabalho laboratorial acoplado ao ecossistema me proporcionou tornar-me alguém independente do status quo e com maior poder de escolha na linha editorial. Eu me sinto completo de novo. E consigo perceber que meu âmago está sereno como quem dorme sem peso na consciência. Talvez, isto soe como algo egoísta. Porém, é preciso certo grau de compromisso consigo mesmo para podermos repartir o melhor que temos com os demais. Consigo identificar em meu eu-lírico algo revigorado, como se alcançasse transformar meu estilo autoral em algo mais perto de minha consciência. Eu me sinto eu de novo. Alguém que não teme a deus e tampouco ao diabo.

Claro que é preciso compreender que é impossível cultivar silêncio a partir do momento em que existe veiculação da obra. E tal entendimento é muito importante. Porém, creio que seja de bom tom observar que a literatura não emerge de banalidades e sim dos dramas. E, quando falo em drama, não me refiro ao ato de falar por falar. Contudo, a partir do momento em que a democratização da internet deu voz a todos também deu microfone para a exposição de tudo e de todos. Entretanto, não creio que exista um modo adequado para cultivar a habilidade de ler e escrever na ausência do silêncio.

A partir de tal momento, isolar-me foi uma medida protetiva para a arte de ler e escrever. Pois, se o nosso índice de leitura é tão baixo como as pesquisas apontam não se pode dizer que todo lugar e momento são adequados ao debate e à literatura. Por isso elogio os blogs. Estes, em meu entendimento são o último espaço para que escritores e pensadores possam se refugiar na internet. Todavia, discute-se muito que é necessária uma grande exposição ao público para alavancar interessados no conteúdo produzido. É quando tudo se mistura e a seriedade ou a banalização se confundem enquanto se procura uma agulha no palheiro e se compartilha tudo com todos em qualquer lugar.

A pergunta é: se o blog é o espaço adequado para escrever, por que oferecer literatura em outra plataforma? Acho que aqui reside a sabedoria. Sim, pois a partir do momento em que a literatura é semeada ao todo, a mesma se torna à deriva em meio a uma porção de gente que não tem interesse em ler ou escrever. É bom dizer que o gosto pela leitura e a escrita só podem ser cultivados dentro de casa ou nos anos iniciais do banco escolar, pois plataformas de internet não tem interesse primordial em promover leitores ou escritores, mas sim, vender produtos e comunicação imediata entre os seus usuários. E, dentro de minha ótica, é por isso que o ambiente hermético acaba sendo uma alternativa interessante aos que desejam ler e escrever e exercitar sua compreensão do todo.

Um detalhe interessante que seu Nique comentou foi que se não há embasamento suficiente para a interpretação de contextos e de realidades não há espaço para a palavra. É o mesmo que tentar repartir um guarda-chuva com quem está dentro de um carro em dia de tempestade e permanece protegido das forças naturais momentâneas. Tal aspecto surgiu dentro de nosso debate como sendo um estado de ilusão. Sim, pois a palavra tomada é nada mais que mais do mesmo e se a literatura e o conhecimento requerem uma interação consciente e robusta não há razão para sonhar que o dito atento a mais do mesmo tem alguma relação com tais aspectos, pois o desejo latente da massa de acordo com o baixo índice de leitura e habilidade textual já nos fornece entendimento suficiente para que não sejamos tolos em acreditar no contrário.

Outra questão importante atualmente é o comportamento de matilha. O único detalhe é que no decorrer do processo surge o narciso do ego que procura o reflexo de si mesmo. Algo impossível de encontrar. É necessário dizer que a Terra não é plana, sob nenhuma hipótese. E, também, é muito importante sinalizar que a arte não é um manual didático, embora exista uma categoria para tais obras. Assim, é preciso desenvolver o entendimento de que a literatura não busca o certo ou errado como a pedagogia, pois seu objetivo é contar uma boa história dentro de um gênero literário específico que devia ser identificado pelo leitor. O meio não define a obra, apenas a veicula. Um detalhe respeitável é que didática e literatura são duas áreas distintas e um personagem escroque não pode ser desenvolvido como sendo um homem de boas atitudes só porque a pedagogia deseja educar a massa. Afinal, personagens são móveis, mocinhos e bandidos. Contudo, a escrita é um recurso para ambas às partes, pois não há como construir um livro sem a escrita e um laboratório, seja ele didático ou não, assim como não se faz uma casa sem a madeira ou o tijolo.

Mas, como resolver este problema ou mesmo educar o homem dentro da internet em tal sentido? Não há como, ao menos é a conclusão em que eu e seu Nique chegamos depois de um bom tempo de conversa. Pois, como alquimistas, acreditamos que a vida seja o reflexo de nossas próprias aspirações. E, para buscar, é necessário despertar. Temos olhos para ver, ouvidos para ouvir, uma mente para pensar e um coração para sentir. Contudo, nada supera a vontade que cada um de nós carrega em seu interior enquanto percorre o caminho que escolheu. A vida é feita com arestas de luz e de sombra, mas só oferece paz e sabedoria aos que se sentem à vontade em bibliotecas públicas. Um dos locais mais herméticos que já conheci.

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh