Pular para o conteúdo principal

Aprender e ensinar são ocupações para toda vida

Esta crônica é a de número 200 aqui no blog. Nos últimos tempos tenho centralizado minhas postagens neste canal e me alegra perceber que existe uma boa quantidade de conteúdo postado. Espero que esta plataforma nunca se torne obsoleta e que eu possa manter este espaço com o máximo de textos ao longo da vida. Tenho curiosidade, inclusive, de saber quantos conseguirei postar até o fim de minha jornada neste planeta.

E, após uma breve abertura, vamos ao assunto do dia. É bem verdade, que aprender e ensinar são ocupações para toda vida. Explico a situação. O saber é respectivo a tudo. Compreende desde as tarefas mais simples até as mais complexas. É preciso tempo tanto para aprender quanto para ensinar. Ninguém aprende nada e ninguém ensina nada enquanto se passa em alta velocidade pelas lições.

Para lavar a louça, existe um método e vários detalhes. Para pintar uma casa, igualmente. Para cortar uma grama. Para varrer o chão. Para confeccionar um livro. Para plantar uma horta. Portanto, para tudo existe um método e vários detalhes. E dentro deste texto a palavra método e a palavra detalhe dizem respeito à palavra lição e, também, tem ligação direta com a palavra tempo ou disponibilidade de tempo. É isto que se precisa aprender e ensinar ao longo de toda a vida. Porque não existe essa de que se pode aprender tudo ou ensinar tudo em um curto período de tempo.

É por isso que o aluno e o mestre vivem das suas próprias trocas, embora o mestre tenha um cronograma de ensino, tal plano se ajusta durante o tempo. Um não é mais importante do que o outro, pois os dois se complementam ao longo da partilha de vivência entre as partes. Então, é preciso entender que a gente tem conhecimento diferente em relação ao outro, mas tal situação não impede que exista um acréscimo de saberes entre os envolvidos no processo.

Deste modo, me parece interessante dizer que o engenheiro que sabe muito a respeito de engenharia tem muito para aprender com o pedreiro que coloca a mão na massa e realiza o trabalho pesado. E tal exemplo cabe para qualquer especialidade ou mesmo situação do cotidiano. Creia em mim, leitor, é muito provável que seja necessário em primeiro lugar aprender a segurar uma ferramenta antes de usá-la. É uma situação de equidade que vale para o lápis do engenheiro e para a colher do pedreiro.

Enfim, enrolar uma extensão é passível de lição. Fazer um roçado, também. Viver se resume a trocar. É por isso que se morre e não se aprende tudo e não se ensina tudo. E o que fica latente em minha mente depois de escrever tal texto é muito simples: só a humildade e o conhecimento podem elevar a nossa sabedoria em relação a tudo que nos cerca e nos é necessário. E no mais, aquele abraço, sorte e luz, sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh