O controle de seus usuários é cada
vez mais intenso. A captação de dados e informações pessoais, assim como a
venda dos mesmos, se torna mais elevada corriqueiramente. Os conteúdos estão
perdendo energia e aos poucos tudo se divide entre futilidade, compra e venda
ou agressão.
Envoltos pela ideologia de que tomar
um café e postar tal foto tornou-se propaganda em prol do usuário, não se
percebe o que está sendo implantado como novas diretrizes para um comportamento
moderno. E, abusando de meu romantismo, o objetivo inicial, me parece que era
tornar ideias e posts públicos e proporcionar contato entre pessoas.
Contudo, tornou-se outro caso. Pois, algoritmos
impedem que se divulgue qualquer coisa com certo alcance. Tudo é pago. A
publicidade morreu e agora tudo é propaganda ou marketing. Estamos submetidos a
um descabido senso de ganância por parte de muitos empresários do ramo digital
que agem como se a vida se resumisse a um negócio envolvendo notas de 100.
Nossas contas tornaram-se comerciais.
E, quando se publica algo que tenha qualquer relação com nosso trabalho, a
situação piora e muito, pois algoritmos cheios de feitiçarias passam a emperrar
e atormentar a vida do usuário, como se ele estivesse mandando mensagens privadas
de consumo e lesando quem lhe fornece a plataforma da vez.
É interessante comentar, que a
publicidade se difere da propaganda e do marketing, justamente porque não diz
que você precisa comprar o produto-x, porque senão você não é bom o suficiente.
Esta missão e abordagem são arquétipos de propaganda e marketing. Enquanto que
a publicidade tem o exclusivo objetivo de tornar algo público, com base no
direito de expressão e livre circulação da informação, garantido pela
constituição federal.
Ainda, creio que quem absorve e vende
dados de usuários não pode limitar o mesmo de nenhuma forma, principalmente, em
relação a alcance e engajamento, no que tange a publicidade de seu conteúdo, porque
já está ganhando com ele. Essa ideologia do ganha-ganha em cima da mesma pessoa
infinitas vezes é muito mais do que tóxica e antiética. E a médio e longo
prazo, será um fator determinante para a extinção de plataformas gananciosas em
demasia.
É bom que se diga, também, que a
ética e o bom senso não estão à margem do mercado digital e que posicionamentos
adversos a tal sensatez demonstram o frágil caráter de muitos empreendedores
diante de uma moedinha a mais. Esses megaempresários, levaram o Tio Patinhas a
sério, só que da pior forma possível. E, quando ruírem, terão dificuldade para
entenderem que cavaram a própria vala. Até porquê o esgotamento de tudo e de
todos, inclusive de si mesmos, é uma característica comum aos insaciáveis.