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Plataformas sociais estão perdendo a medida


O controle de seus usuários é cada vez mais intenso. A captação de dados e informações pessoais, assim como a venda dos mesmos, se torna mais elevada corriqueiramente. Os conteúdos estão perdendo energia e aos poucos tudo se divide entre futilidade, compra e venda ou agressão.

Envoltos pela ideologia de que tomar um café e postar tal foto tornou-se propaganda em prol do usuário, não se percebe o que está sendo implantado como novas diretrizes para um comportamento moderno. E, abusando de meu romantismo, o objetivo inicial, me parece que era tornar ideias e posts públicos e proporcionar contato entre pessoas.

Contudo, tornou-se outro caso. Pois, algoritmos impedem que se divulgue qualquer coisa com certo alcance. Tudo é pago. A publicidade morreu e agora tudo é propaganda ou marketing. Estamos submetidos a um descabido senso de ganância por parte de muitos empresários do ramo digital que agem como se a vida se resumisse a um negócio envolvendo notas de 100.

Nossas contas tornaram-se comerciais. E, quando se publica algo que tenha qualquer relação com nosso trabalho, a situação piora e muito, pois algoritmos cheios de feitiçarias passam a emperrar e atormentar a vida do usuário, como se ele estivesse mandando mensagens privadas de consumo e lesando quem lhe fornece a plataforma da vez.

É interessante comentar, que a publicidade se difere da propaganda e do marketing, justamente porque não diz que você precisa comprar o produto-x, porque senão você não é bom o suficiente. Esta missão e abordagem são arquétipos de propaganda e marketing. Enquanto que a publicidade tem o exclusivo objetivo de tornar algo público, com base no direito de expressão e livre circulação da informação, garantido pela constituição federal.

Ainda, creio que quem absorve e vende dados de usuários não pode limitar o mesmo de nenhuma forma, principalmente, em relação a alcance e engajamento, no que tange a publicidade de seu conteúdo, porque já está ganhando com ele. Essa ideologia do ganha-ganha em cima da mesma pessoa infinitas vezes é muito mais do que tóxica e antiética. E a médio e longo prazo, será um fator determinante para a extinção de plataformas gananciosas em demasia.

É bom que se diga, também, que a ética e o bom senso não estão à margem do mercado digital e que posicionamentos adversos a tal sensatez demonstram o frágil caráter de muitos empreendedores diante de uma moedinha a mais. Esses megaempresários, levaram o Tio Patinhas a sério, só que da pior forma possível. E, quando ruírem, terão dificuldade para entenderem que cavaram a própria vala. Até porquê o esgotamento de tudo e de todos, inclusive de si mesmos, é uma característica comum aos insaciáveis.

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