Pular para o conteúdo principal

Plataformas sociais estão perdendo a medida


O controle de seus usuários é cada vez mais intenso. A captação de dados e informações pessoais, assim como a venda dos mesmos, se torna mais elevada corriqueiramente. Os conteúdos estão perdendo energia e aos poucos tudo se divide entre futilidade, compra e venda ou agressão.

Envoltos pela ideologia de que tomar um café e postar tal foto tornou-se propaganda em prol do usuário, não se percebe o que está sendo implantado como novas diretrizes para um comportamento moderno. E, abusando de meu romantismo, o objetivo inicial, me parece que era tornar ideias e posts públicos e proporcionar contato entre pessoas.

Contudo, tornou-se outro caso. Pois, algoritmos impedem que se divulgue qualquer coisa com certo alcance. Tudo é pago. A publicidade morreu e agora tudo é propaganda ou marketing. Estamos submetidos a um descabido senso de ganância por parte de muitos empresários do ramo digital que agem como se a vida se resumisse a um negócio envolvendo notas de 100.

Nossas contas tornaram-se comerciais. E, quando se publica algo que tenha qualquer relação com nosso trabalho, a situação piora e muito, pois algoritmos cheios de feitiçarias passam a emperrar e atormentar a vida do usuário, como se ele estivesse mandando mensagens privadas de consumo e lesando quem lhe fornece a plataforma da vez.

É interessante comentar, que a publicidade se difere da propaganda e do marketing, justamente porque não diz que você precisa comprar o produto-x, porque senão você não é bom o suficiente. Esta missão e abordagem são arquétipos de propaganda e marketing. Enquanto que a publicidade tem o exclusivo objetivo de tornar algo público, com base no direito de expressão e livre circulação da informação, garantido pela constituição federal.

Ainda, creio que quem absorve e vende dados de usuários não pode limitar o mesmo de nenhuma forma, principalmente, em relação a alcance e engajamento, no que tange a publicidade de seu conteúdo, porque já está ganhando com ele. Essa ideologia do ganha-ganha em cima da mesma pessoa infinitas vezes é muito mais do que tóxica e antiética. E a médio e longo prazo, será um fator determinante para a extinção de plataformas gananciosas em demasia.

É bom que se diga, também, que a ética e o bom senso não estão à margem do mercado digital e que posicionamentos adversos a tal sensatez demonstram o frágil caráter de muitos empreendedores diante de uma moedinha a mais. Esses megaempresários, levaram o Tio Patinhas a sério, só que da pior forma possível. E, quando ruírem, terão dificuldade para entenderem que cavaram a própria vala. Até porquê o esgotamento de tudo e de todos, inclusive de si mesmos, é uma característica comum aos insaciáveis.

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh