Pular para o conteúdo principal

Sem tempo, sem atenção e sem futuro

Quem dera eu não escrevesse esta crônica. Contudo, não posso deixar de observar o que vejo. E, principalmente, não tenho como escapar de contar sobre o que ouço das pessoas mais inteligentes que conheço quase que diariamente: “estamos perdidos”.

Sou de um tempo em que um livro de 300 páginas era um texto de tamanho médio e que se lia em no máximo duas semanas, porque afinal de contas todo mundo trabalhava e tinha de ler em horários livres.

Todos engraxavam seus sapatos, lavavam sua roupa, cortavam sua grama e faziam seu mercado etc. É um tempo que ficou no passado, mas que ainda é latente em minha memória. Uma memória de elefante, como diz um amigo que preso muito.

Enfim, em contraponto ao passado de uma comunidade analógica, na qual era comum que se soubesse fazer contas básicas, escrever pequenos bilhetes e dar o próprio endereço para alguém que tinha o desejo de nos enviar uma carta vez ou outra durante o ano, chegamos ao mundo de hoje.

Um mundo moderno, cheio de tecnologia e de informação, no qual não se tem tempo para almoçar, para ler, para cortar a grama. E que o trabalho é a religião dos homens em situação confortável, até que seja preciso colocar um trocado sobre a mesa ou pagar as contas em dia.

Na atualidade, um storie de um minuto é muito longo. Um texto de uma página é muito grande e fornecer o próprio endereço é impossível para uma pessoa em idade escolar. Pois é, realmente, estamos perdidos. Sem tempo, sem atenção e sem futuro.

O que me conforta, no entanto, é saber que vivo em um mundo analógico, mais prazeroso e conexo. Um lugar de poesia e realizações incríveis, quando comparado ao mundo dos sem.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh