Pular para o conteúdo principal

Uma quinta-feira com cara de domingo

É uma quinta-feira de outono. Aproveito um chá de erva-mate e trabalho na restauração de alguns livros. Enquanto meus dedos tateiam o papel, penso em como a vida em contato com a arte pode ser valiosa. Ao tempo em que trato das obras, percebo que cuido de meu próprio eu. Não tenho pressa. É uma ocupação meticulosa. O dia está calmo, com cara de domingo. Tenho trabalho de sobra para os próximos meses. A última compra está recheada com grandes títulos. Estou tentando fazer o melhor trabalho que posso e consigo perceber minha evolução ao longo dos anos. Comecei a me interessar pela restauração de obras literárias ainda nos primeiros anos de colégio. Quando a gente tinha de usar os livros emprestados pela biblioteca da escola e muitos deles precisavam de cuidados devido ao seu uso de longa data. Lembro de encapá-los e limpá-los com afinco. Eu sempre amei livros. Assim como sempre amei ler e escrever. E foi este entusiasmo de menino que um dia me levou para o meio da rua com uma lona coberta por obras. Uma maneira de ganhar a vida que me trouxe liberdade e me manteve envolvido com literatura e arte até os dias de hoje. Quando olho para trás, não me arrependo de minha escolha. Afinal, neste exato momento, tenho em mãos uma obra de 81 anos em estado perfeito. Ver um livro assim, tão antigo, em condições fenomenais, me dá a ideia de revolução. Eu não poderia me sentir melhor. O Mammalia me trouxe muita coisa boa. Embora, tenha recebido este nome recentemente. Afinal de contas, achei que depois de tanto tempo dedicado a tal ofício, mesmo que nem sempre em tempo integral e profissional, ao longo de mais de 30 anos de trabalho era necessário, mesmo para alguém como eu, que estica uma lona na beira da rua, troca ideias legais com as pessoas e mantém a esperança no coração e o brilho nos olhos sem esmorecer. O que vejo no cotidiano me encanta, porque muitas pessoas se aproximam e demonstram interesse. Talvez, não tenha muita gente lendo, mas que tem gente lendo muito, isso tem. Enfim, me sinto no caminho certo. Contente por saber que levar literatura até o alcance da massa é algo que faz muito sentido em minha vida.

Postagens mais visitadas deste blog

Sabedoria alquímica

A alquimia não ensina como ganhar dinheiro. Ela oferece um saber muito maior, profundo, amplo, que apanha toda e qualquer situação da vida. É importante dizer, que tal sabedoria se manifesta no ato de cozinhar; ao instante de criar uma composição bacana e desenvolver um chá saboroso; ou mesmo no momento de cultivar uma planta etc. Como dito: é um aprendizado para toda hora que, além de nos trazer um maior grau de erudição, também, fortalece nossa inteligência emocional e nos livra de toda e qualquer dependência ou interferência exterior, porque nos ensina sobre o que é imprescindível e libertador . Um fato relevante, sob tal ótica, é saber que vivemos um momento em que a energia individual e coletiva está cada vez mais solidificada, pois, conforme a tecnologia avança, nos afastamos da natureza; da simplicidade; dos astros e de todo e qualquer conhecimento proveniente da poderosa inteligência natural , que antes de tudo, não é gananciosa. Tal fato ocorre porque ao tempo em que o m

A literatura e a estética de nossos demônios

Estou pensando aqui com meus botões. Ler é um ato de revolução do mesmo modo que escrever também é. Um completa o outro. A literatura dá luz ao que faz parte dos dramas humanos. Nenhuma inspiração pode ser maior do que a vida. Acho que em muitos casos a literatura soa intimidadora porque remexe nas entranhas de quem escreve e de quem lê igualmente. Aprendi com Dostoiévski que não precisamos enfrentar todos os nossos monstros de uma só vez. Porém, ler e escrever são hábitos que me cativam desde sempre e me fizeram mais forte. Mergulho nos textos e me sinto confortável enquanto penso em tais demônios. Vejo a estética que a literatura compartilha ao transformar vida em arte como sendo algo primordial para nosso crescimento pessoal e social. E numa hora destas também penso no velho Bukowski quando disse que a gente deve encontrar o que amamos e deixar que isso nos mate. Sei que a literatura me ganhou ainda jovem e me deu o mundo e a vida para conhecer. Agradeço por isto todos os dias. E qu

Uma prosa natural

O caminho é sempre longo. O broto se torna um galho quando lignifica. A planta adoece com facilidade quando a raiz é cortada. E a estaca não tem raiz quando feita. A folha renasce menor quando o galho é desfolhado. O tronco aumenta de tamanho quando os ramos crescem porque a raiz é forte. A muda de bonsai é uma árvore preparada para viver em uma bandeja. O pré-bonsai é uma muda com 5 anos de cultivo. O bonsai se torna harmonioso quando tem mais de 10 anos. O metabolismo da planta é controlado quando a raiz ocupa 80% da bandeja. As intervenções são anuais. A recuperação da árvore é de 1 ano. São necessárias 4 podas para selecionar os galhos. As plantas consomem apenas matéria orgânica em seu habitat. A inteligência natural não é capitalista. A vida é um ponto de equilíbrio construído naturalmente. Por isso temos de ter em mente que o cultivo de plantas está sob a regência da natureza. Existem muitas receitas para o mesmo fim. Prefiro o caminho mais natural possível porque busco [em minh